1. As alterações que o computador veio introduzir no domínio do trabalho foram imensas.
Por exemplo, na década de 40 os computadores eram enormes e muito caros, nem mesmo as empresas os podiam comprar, só alguns organismos estatais ou universidades os podiam possuir. Ainda era necessário ter um vasto conhecimento no domínio da programação, que era difícil ao comum dos mortais trabalhar com uma máquina dessas.
Com o desenvolvimento tecnológico foi possível conceber computadores muito mais pequenos e a preços mais reduzidos, por esta razão as vendas dos computadores aumentaram, o que permitiu, que muitas pessoas os pudessem adquirir e também viessem a trazer uma grande evolução no mundo do trabalho.
Tudo é informatizado desde o escritório até à fabricação das mais variadas peças, no desenho assistido por computador e, se uma empresa quiser lutar por um lugar no mercado, tem que ter os sistemas bem actualizados para não ser batida pela concorrência.
2. A 14 de Abril de 1965, Gordon Moore publicou na” Electronics Magasine” um artigo onde previu que a complexidade dos circuitos integrados iria duplicar, anualmente com a consequente baixa de preços.
Esta observação, mais tarde chamada Lei de Moore, está na base de enormes saltos no progresso, permitindo, por exemplo, que uma indústria dos semi-condutores em evolução criasse o microprocessador, o cérebro dos computadores, e muitos outros circuitos integrados que permitiram “trazer à luz do dia” os computadores pessoais, a Internet, telemóveis e os jogos de vídeo.
E ao fim de 40 anos, esta lei ainda continua por cá. Basta olhar o que aconteceu nestas últimas quatro décadas para o perceber. E 1980, um aparelho para armazenar um gigabyte custava milhares de euros e ocupava imenso espaço. Hoje , ocupa literalmente o tamanho de uma moeda e por um preço bastante mais baixo.
3. Não estou de acordo com a afirmação de (N. Negroponte) quando diz que o computador não veio ocupar o lugar do homem, porque, embora tenha criado milhares de postos de trabalho, também acabou com muitos, e, mais grave ainda, os trabalhadores que perderam os seus postos de trabalho, muitos não puderam encontrar outro posto de trabalho, muitos não tinham a formação técnica necessária para operar com computadores.
Embora houvesse muitas formações profissionais, não foi o suficiente para recuperar os postos de trabalho.
4. As vantagens do uso dos equipamentos e programas informáticos são muitas, por exemplo, nas comunicações elas hoje são muito mais rápidas mesmo do que há 10 anos, permitem-nos estar sempre ao corrente do que se passa no mundo e permitem também uma melhor gestão de stoks, gestão de clientes, gestão de vendas, etc.
As consequências do uso das TIC nas profissões que exerci são enormes, põe exemplo na indústria automóvel foi possível eliminar muito trabalho penoso que era mesmo trabalho de escravo. Mas também se eliminaram muitos postos de trabalho, por exemplo, as rodas que se montam nos carros já é um robô que as monta, um outro exemplo, todos os elementos dos cartões electrónicos eram feitas pela mão do homem, hoje a maior parte são feitas por robôs.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário